segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Ser professora


                                         Ser professora...


Ser professora era seguir um sonho
Que cedo despertou em mim!
Nas brincadeiras de infância
punha em prática essa ambição.
Os alunos eram bonecas
quando brincava sozinha.
Se estivesse acompanhada,
eram as amiguinhas que estudavam a lição!
Cresci e fui p´ro liceu
onde fiz muitos amigos.
Mas, minha mãe faleceu
e segui outros caminhos.
No colégio, senti-me confusa,
sentia um vazio em mim.
Mas, com alguma timidez,
superei e fui feliz.
Lembro-me bem das amigas
de quem tenho muitas saudades:

aDeta, a Quinita, a Lilica,
a Isabel, a Ilda, a Helena...
Oh, sei lá!
Não consigo nomear tantas...!
Havia um grupo rebelde,
unido, amigo e fiel!
Sempre que havia confusão,
lá íamos nós,
sermos chamadas à razão
e levar um grande sermão...
A Madre Superiora
não mostrava, nem um sorriso!
Ditava logo a sentença:
ficavamos todas de castigo!
Fizemos tantas tropelias,
de uma forma inocente!
O que nós pretendíamos,
era afirmarmo-nos como gente!
Terminado este capítulo,
onde completei o liceu.
Segui o meu destino,
estudar no Magistério.
Chegou finalmente o dia
em que concretizei o meu sonho!
Mas, depressa começaram
as angústias e as desilusões.
Começou a minha luta,
a de provar o que era.
Longe de casa e da família
Foi penoso o meu trabalho.
Passados alguns anos
Fiquei com mais estabilidade.
Dediquei a minha vida
a lutar pelos meus ideais!
Formar pequenos cidadãos
e incentivá-los muito mais,
para que , no futuro sentissem
realizações pessoais.
Ser Professora...
É empenhar-se de corpo e alma
 a algo em que muito acredita!
É abdicar da família
e dar-se de corpo e alma aos alunos!
É ser tudo,
que se possa imaginar:
psicóloga, enfermeira, mãe, avó,
e sei lá que mais!
Sentir que aqueles pequenos seres
precisam da nossa atenção e proteção.
É levar longe o seu conhecimento...
É insistir e querer muito
que alcancem altos voos...
É fazer da escola, a sua casa
e dos alunos, os seus filhos!
É ouvir, ensinar, respeitar,
proteger, cuidar e amar!
Ser Professora...
É dar amor àqueles seres
ávidos de saber !!
É amar, ensinar...
amar, amar, amar!!!!!
Isto sou EU!!!!










2 comentários:

  1. Também abracei o sonho de ser professora ... era ainda menina!
    ...
    Um pouco da tua vida em poesia! Bj

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Gracinha. Haveria tanto mais para dizer...
    Bj

    ResponderEliminar